São Paulo, domingo, 24 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Índice

outro lado

"Nenhum material é de risco zero"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Estados e municípios não podem legislar sobre o uso do amianto, que é assunto designado por lei federal", argumenta o presidente da Eternit, Elio Martins.
"Além disso, nenhuma atividade, ou nenhum material, é de risco zero", pondera. "As formas de se trabalhar com o amianto evoluíram muito, e quem está conosco desde a década de 80 não apresenta doenças pulmonares."
Mas Fernanda Giannasi, do Ministério do Trabalho, revela que esteve em julho do ano passado, por dois dias, em Minaçu (GO), onde fica um grande centro de extração do minério, e presenciou dois sepultamentos. "Ao contrário do que diz o IBC, há muitos doentes."
Para Marina Júlia de Aquino, presidente do IBC, "a ocorrência de problemas pulmonares dependerá da quantidade de fibras em suspensão no ar".
"Processos de extração, industrialização e comercialização do crisotila são regulamentados por lei federal e pelo Acordo Nacional para Uso Controlado do Amianto Crisotila, baseados na Convenção 162 da OIT [Organização Internacional do Trabalho]", revela.
"As fibras são mantidas enclausuradas e umedecidas, e os trabalhadores têm equipamentos individuais de proteção. Seus uniformes são lavados em compartimentos especiais."
Aquino acrescenta que ex-trabalhadores doentes eram, em sua maioria, tabagistas.
O IBC informa ainda sobre uma pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pelo Estado de Goiás, pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Estadual de Campinas, dentre outros, para demonstrar que os métodos de proteção aos trabalhadores das minas têm eficácia.
"Para essa pesquisa, está também prevista a captação de recursos complementares por intermédio do IBC junto a órgãos governamentais e iniciativa privada", diz.
Nelson Agostinho Burille, vice-presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, afirma que não há uso ocupacional devidamente protegido do amianto, "mesmo com equipamentos individuais".


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.