UOL


São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTÕES

Alumínio e PVC vão bem em fachadas com estilo contemporâneo

Modernidade ou tradição determinam os materiais

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Definido o modelo do portão, o próximo passo é saber como escolher um material que não destoe da fachada da casa.
No geral, alumínio e PVC são os mais indicados para compor com construções de estilo mais contemporâneo, especialmente porque dão uma impressão de leveza.
"Utilizar perfis horizontais de alumínio dá um ar moderno à fachada, mas a madeira é um curinga. Dependendo do trabalho, pode ser clássica ou moderna", sugere o arquiteto André Moral.
Já quem é fã de adornos e busca uma bela portada encontra a solução ideal no ferro e na madeira, que, por serem tradicionais, contam com mais profissionais e empresas aptos a lidar com eles.
"Esses materiais admitem mais opções de desenhos e possuem mão-de-obra mais acostumada a trabalhá-los, enquanto o alumínio e o PVC ainda apresentam pouca variedade", comenta a arquiteta Márcia Kalil.
Por serem materiais que não são usados com esse fim há tanto tempo quanto o ferro ou a madeira, pode ser mais difícil de achar opções industrializadas.
O PVC, por exemplo, é bastante utilizado em residências no exterior e em outros cantos da casa, mas, quando se trata de portões, o leque de escolhas ainda é restrito.

Alumínio
Para Moral, mais do que o material, "o desenho do portão deve ser condizente com o estilo da residência". Ele recomenda aplicar aos portões um estilo que "rime" com os gradis da casa, respeitando, entre outros quesitos, a orientação horizontal ou vertical desses elementos na fachada.
Leve no peso e no aspecto, o alumínio, no entanto, pode ficar muito pesado no bolso. Mas, mesmo sendo um dos materiais mais caros, Zhen Lih Fong, sócio da Garagema, aponta maneiras de torná-lo mais acessível.
"Especialmente no caso do basculante, o portão pode ser de ferro revestido com alumínio, pois este tende a ser frágil a torções, e, em alguns anos de uso, o portão pode começar a balançar."
Quem opta pelo alumínio ou pelo ferro deve tomar um cuidado especial. Segundo os fabricantes, é bom galvanizar para evitar problemas com ferrugem.
De acordo com Wellington Junior, sócio da Mega Speed, o material galvanizando custa 15% a mais do que o que não recebeu o tratamento, "mas vale a pena pela durabilidade maior que ele terá". (BRUNA MARTINS FONTES)


Texto Anterior: Fachada: Portões se abrem para novas formas, modelos e materiais
Próximo Texto: Fábrica aposta no controle remoto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.