São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

VENDA

Areia e pedra britada podem ser vendidas por peso

DA REDAÇÃO

A areia e a pedra britada podem passar a ser comercializadas por peso. A Anepac (associação nacional de produtores) e os sindicatos do setor fizeram um pedido ao Inmetro (instituto nacional de metrologia) pleiteando a mudança de critério.
Hoje, na compra de grandes quantidades, o volume é a medida padrão, sendo comum a compra de um caminhão de areia, por exemplo.
O pedido dos produtores condiz com uma reclamação antiga sobre a perda de material no transporte e a falta de precisão nesse comércio.
"O próximo passo é a formação de um grupo de trabalho com esse objetivo, do qual participarão produtores, clientes e organismos de defesa do consumidor", explica Paulo Lopes, diretor de metrologia legal e fiscalização do Ipem-SP (instituto de pesos e medidas).
Caso seja aprovado, o caminhão será pesado na fábrica, e o pagamento corresponderá ao peso ali registrado.
Entre outras coisas, o grupo de trabalho deverá estipular regras para a comercialização, como o fracionamento da carga e algum fator de correção sobre o peso da areia por conta da umidade.
O processo não tem tempo estimado de duração. Qualquer decisão ali tomada estará em consulta pública por 60 dias.
Para o varejo de material que já é feito por peso, não deve haver alterações.


Texto Anterior: Dia das mães: Lojas iniciam promoções para a data especial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.