São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Índice

Embora não seja obrigatório, aterramento previne acidentes; ligação externa só depende de telefonema

"Esquecido", fio terra protege a casa

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Muitas vezes desprezado na construção, o fio terra em casa é uma questão de segurança. Para fazer a ligação, é cravada uma estaca de cobre na terra e dela sai o condutor a ser distribuído. Os aparelhos são plugados nele pela tomada de três pólos.
Assim, em vez de a fuga de corrente ir para o corpo humano, desvia-se, evitando a forte descarga. Há também o DR (dispositivo de corrente diferencial residual), que se desarma em caso de fuga de corrente, evitando o choque.
"Pessoas morrem "do nada", no banho, e a causa da morte é identificada como parada cardíaca. Mas ninguém explica o porquê disso. Boa parte é devido a um choque", afirma o engenheiro eletricista Paulo Barreto, coordenador da divisão de sistemas prediais do Instituto de Engenharia.
Barreto já foi perito em processos judiciais que envolvem mortes decorrentes de choques. Um deles foi a do advogado Maurício Gonçalves Van Moorsel. "Enquanto lavava o chão com uma máquina de pressão de água, e ao ficar com um pé no seco e outro no molhado, recebeu a descarga elétrica e caiu", conta o irmão, o dentista Renato Baldassare Moorsel. Além de ter sido provado um problema no aparelho, a ligação não tinha aterramento.

Ligação externa
Embora seja recomendável, não é preciso ter o fio terra para solicitar a ligação de eletricidade da rede pública. Para pedir, basta telefonar, e o serviço é gratuito.
"A instalação tem de estar pronta para receber a conexão. É preciso respeitar as normas da concessionária, como a altura correta do poste interno e o padrão da caixa do medidor", afirma Rubens Leme Filho, analista de marketing da Eletropaulo.
Se, no momento em que o funcionário for realizar a ligação, as normas não tiverem sido respeitadas, é cobrada uma taxa de R$ 3,75 para nova visita. (AM)


Texto Anterior: Imóvel antigo requer adaptações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.