UOL


São Paulo, domingo, 27 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

TRANSITÓRIOS

Biombos, portas de correr, móveis e armários de dupla face dão flexibilidade e redesenham espaços sem exigir obras estruturais

Com divisória móvel, é fácil arrepender-se

FREE-LANCE PARA A FOLHA

É possível separar e criar ambientes sem quebrar paredes. Com um pouco de criatividade, dá para usar portas de correr, disposição dos móveis, biombos e até armários de dupla face como divisores de espaços internos.
O designer de interiores Fernando Piva bolou uma divisão com móvel de madeira para redimensionar dois cômodos no apartamento de um cliente.
Ele retirou a parede e colocou um armário, que, de um lado, sustenta a televisão e o vídeo e, do outro, guarda as roupas.
Móveis de dupla face também são bastante explorados pela arquiteta Ana Maria Guimarães de Vieira Santos. Para transformar um ambiente sem divisões em sala de "home theater" e hall de entrada, ela projetou um móvel que acomoda toda a aparelhagem e, no verso, conta com um grande espelho voltado para o hall.

Conveniência
A porta de correr é outro instrumento reversível. De acordo com Antônio Letieri, 52, dono da Interwall, uma porta dessas com sistema de embutir em parede de alvenaria custa a partir de R$ 550.
Os biombos também dividem sem reduzir o espaço interno. Mas os profissionais alertam que o recurso pode parecer cafona, caso não seja usado corretamente.
"Não fechar totalmente um local com biombo e utilizar materiais vazados são dicas que não deixam o "ar pesado'", aconselha o arquiteto Luis Augusto Garçon.
Os preços dos biombos começam em R$ 170 (modelo de madeira em três folhas, da marca Cortimade, encontrado na Leroy Merlin). (AM)


Texto Anterior: Personalizado: Mudanças na planta ajudam a economizar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.