UOL


São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

VISUAL

Matizes claros e menos vibrantes são a tendência para 2004

Cores do Ano Novo baixam o tom para elevar o astral

BRUNA MARTINS FONTES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Colorido, mas comportado. O próximo ano deve ter predominância de cores que transmitem tranquilidade, e não tensão. Tintas, revestimentos, tecidos e cerâmicas devem seguir essa tendência, de acordo com fabricantes.
Na paleta de 2004, os tons claros e os apastelados convivem com gradações de preto e cinza, e os mais vivos se tornam menos vibrantes ao ganharem mais preto e vermelho em suas misturas.
De um lado, os apastelados e o azul-turquesa dão aos ambientes um ar de refúgio e relaxamento. Nessa mesma linha, vão os tons de verde que, mimetizando a floresta, aparecem nas paredes em linhas de revestimentos cerâmicos. "Apostamos na volta do azul, do pastel ao mais saturado, e no turquesa", diz Melissa Guarnieri, analista de marketing da Suvinil.

Urbano
Para quem não dispensa a conexão com a metrópole, as linhas urbanas contam com matizes de cinza, sem deixar de lado o clássico preto-e-branco. E ganham detalhes em cores vivas.
Tons como o vermelho, o laranja e o amarelo estarão mais suaves ou mais "sujos", ou seja, misturados com o preto e com o avermelhado. Seus tons vibrantes se enquadram apenas nos detalhes.
"O amarelo continua importante, mas usado em tonalidades menos avermelhadas e mais suaves. O amarelo-terra combina com o marrom e com a madeira", demonstra Maria Angélica Potomati, 41, diretora de marketing da Lukscolor. Seguindo a mesma linha, ela indica o laranja mais queimado, harmonizando com estilo mais ligado à terra.



Próximo Texto: Discrição se reveste de verde, prata e preto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.