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"Hippie chique" inclui flores, luz natural e brilho
Vidro, madeira de demolição, pisos reciclados e porcelanato brilhante serão muito usados em 2009
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O ano de 2009 carrega tendências de 2008 e acentua o "hippie chique" dos anos 60 e 70. A consultora Ruth Fingerhut, por exemplo, destaca o romantismo de florais e formas geométricas estilizadas.
Nesse clima "paz e amor", a personalização fala alto na hora de combinar cores e texturas. "A idéia é sempre inovar, como com edredons dupla face e capas para almofadas, pufes e sofás, que podem ser retiradas facilmente para manutenção", fala Fingerhut. "Assim como a gente troca de roupa, a casa deve trocar os revestimentos."
Tons urbanos como branco, bege, cinza, grafite e marrom fazem contraponto com cores vivas como carmim, vermelho fechado, turquesa e laranja "sujo" -com cara de envelhecido.
"Podem-se usar sem medo detalhes de couro marrom com azul cobalto e amarelo queimado, que dá um toque de brilho ao ambiente", diz Fingerhut.
Na vitrina da loja Celina Dias, montada para 2009, as paredes, revestidas de papel e tecidos de estampas grandes e coloridas, alternam turquesa, prateado, limão e flores estilizadas.
"Mas quem opta por dar cor e forma para uma ou mais paredes deve preferir móveis e sofás lisos em tons de bege, para compor com madeira", ressalva Anna Cristina Dias, dona da Celina Dias. "Ou uma estampa competirá com a outra."
Naturais
Tantas cores e a busca do bem-estar em casa pedem que a luz invada os ambientes. "A tendência é o máximo de iluminação natural", diz o arquiteto Roberto Borja, que tem usado bastante vidro pintado e madeira de demolição reaproveitada em painéis e bancadas.
Outra tendência são pisos reciclados, feitos totalmente com sobras de revestimentos, e o porcelanato que imita cimento queimado, com a vantagem de não manchar e não riscar.
Mas a grande vedete são os porcelanatos com superfície de "feldspato" -resina que dá um aspecto de polido e fica com a aparência brilhante do vidro.
Para dar leveza e claridade aos ambientes, Borja conta que, em um projeto recente, trocou granito e mármore por porcelanato claro com rodapés de pastilha de vidro transparente.
Na linha dos extremos, Mônica Nishi, diretora de marketing da Recesa, lembra que os grandes formatos -que dão amplitude a áreas que precisam parecer maiores- já invadiram as lojas de revestimento com peças de 1,20 m por 1,80 m.
(RM)
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