UOL


São Paulo, domingo, 29 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cobertura extra é arma contra a infiltração

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma das principais armas contra a infiltração é a subcobertura, instalada entre as telhas e a estrutura. Custa a partir de R$ 3 por m2, sem a mão-de-obra.
"Em todos os telhados que fazemos, vai uma manta. É a garantia de proteção para toda a casa", diz o engenheiro José Roberto Sanches Peres.
O preço do produto varia conforme a função. Alguns só impedem a entrada da água. Outros, com faces aluminizadas, também dão conforto térmico à casa.
Além disso, há materiais que "respiram". Composto de polietileno perfurado de alta densidade, o Tyvek, da DuPont, permite que a umidade circule e não fique na estrutura.
"Isso evita fungos e bolor", conta Julio Domingues, gerente de negócios da divisão Tyvek para a América do Sul. O produto custa R$ 6,5 por m2 instalado.
Para Maria Acutzo, física do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), o calor na casa pode ser culpa da má ventilação, e não do telhado. "Há gente que reclama da cobertura, mas a construção tem janelas voltadas para a face oeste sem ventilação cruzada." Ela diz que é preciso ter forro e beirais abertos.


Texto Anterior: Guia da reforma - Telhados: Não basta ser bonito, tem de proteger
Próximo Texto: O ataque dos insetos: Silenciosas, pragas devastam a estrutura
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.