São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

arquitetura

Projeto deve reduzir gasto de energia

DA REPORTAGEM LOCAL

Vilões do gasto de energia, sistemas de condicionadores de ar são a principal preocupação na hora de reduzir os gastos de um prédio de escritórios.
Para a professora Joana Gonçalves, da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), o consumo de energia poderia ser bem reduzido nos prédios se fosse repensado o ideal de conforto térmico.
O padrão para a temperatura ambiente em locais com aparelhos de ar condicionado em escritórios é de 23C e 50% de umidade relativa do ar.
A sugestão é assumir temperaturas internas entre 20C e 28C, segundo a região e a estação do ano, para reduzir o consumo de energia. "Se não é preciso 23C e 50% de umidade, podemos abrir as janelas", cogita Gonçalves.

Eficiência
Enquanto o debate centra-se no desenvolvimento de materiais, professores universitários alertam para a necessidade de criar edifícios que exijam o mínimo de energia elétrica.
Nesse ponto, Gonçalves destaca a importância do investimento em projetos, para que o desempenho do edifício seja detalhado e analisado durante a fase do planejamento.
A fatia do mercado que mostra maior interesse em obter certificados de sustentabilidade participará do 1º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável, organizado pelo CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável).
(CRISTIANE CAPUCHINHO)

1º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável 4 e 5 de setembro
Rua Frei Caneca, 589
www.sbcs08.org.br



Texto Anterior: Movido a luz solar
Próximo Texto: Selo verde cria padrão brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.