Índice geral Folha Corrida
Folha Corrida
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiro precisa trabalhar cinco meses para pagar seus impostos

Os brasileiros terão de trabalhar ao menos cinco meses neste ano apenas para pagar impostos federais, estaduais e municipais.

Serão 150 dias de trabalho no ano, um dia a mais do que em 2011. Neste ano, a alforria tributária dos contribuintes se dará somente no próximo dia 30.

O cálculo foi divulgado ontem pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).

Segundo o estudo, hoje os brasileiros trabalham quase o dobro do que trabalhavam na década de 1970 (76 dias) apenas para os impostos.

Outra comparação mostra o avanço da tributação: em 1991 eram três meses; em 2000, quatro meses. Em pouco mais de duas décadas, os fiscos levaram mais dois meses da renda dos brasileiros.

De 1998 para cá, o número de dias trabalhados para os fiscos sempre aumentou, com exceção de 2009, quando caiu um dia (de 148 para 147); em 2010, o tempo necessário para quitar os impostos voltou aos mesmos 148 dias de 2008.

Os brasileiros estão entre os que mais trabalham para o fisco, perdendo só para os suecos (185 dias).

Os franceses (149) estão no mesmo nível. Nesses 150 dias, os três fiscos arrecadarão mais de R$ 600 bilhões ontem.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.