Índice geral Folha Corrida
Folha Corrida
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Arroz com feijão sobe 5 vezes mais que a inflação

O arroz com feijão subiu 30,7% em 12 meses. A taxa é cinco vezes maior que índice oficial de inflação, que ficou em 4,9% no período.

Juntos, os dois itens básicos da alimentação do brasileiro tiveram impacto de 0,25 ponto percentual sobre o IPCA dos últimos 12 meses encerrados em maio.

O cálculo, feito pelo analista Thiago Curado, da Tendências Consultoria, tem como base a variação do arroz e do feijão carioca no IPCA e o seu peso no principal índice de inflação.

Problemas como a seca no Nordeste e as geadas no Paraná ajudaram a elevar o valor do feijão, já que a primeira e a segunda safra foram comprometidas.

A terceira safra, que começa a ser colhida agora, deve colocar 500 mil toneladas no mercado -e deve haver uma trégua nas cotações. Mas o desequilíbrio entre oferta e demanda deve continuar, segundo Vlamir Brandalizze, sócio de consultoria especializada no setor.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.