Índice geral Folha Corrida
Folha Corrida
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo dará 5 novos remédios contra artrite

O Ministério da Saúde vai distribuir cinco medicamentos de ponta contra a artrite reumatoide na rede pública. A doença, autoimune, provoca inflamações graves.

Os remédios que serão oferecidos gratuitamente são da classe dos biológicos. Criados com tecnologias modernas e de ação mais específica, esses medicamentos são usados por pacientes com formas severas e médias da doença e que não respondem ao tratamento tradicional.

Hoje, são oferecidos pela rede pública dez remédios (três biológicos). A entrada dos novos remédios - abatacepte, certolizumabe pegol, golimumabe, tocilizumabe e rituximabe- deve ocorrer em até seis meses.

O ministério calcula que o custo do tratamento com os biológicos pode cair de R$ 25 mil anuais por paciente para R$ 13 mil. Ainda segundo o órgão, ao menos 30 mil pessoas poderão ser beneficiadas com os novos medicamentos.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.