Índice geral Folha Corrida
Folha Corrida
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Credores afrouxam exigência para resgate de Portugal

Os credores abrandaram as exigências para o resgate de Portugal. O país agora precisa chegar ao fim do ano com deficit no orçamento de 5% em relação ao PIB, em vez dos 4,5% combinados anteriormente.

A meta do deficit no orçamento também foi abrandada para o ano que vem, de 3% para 4,5% do PIB.

O afrouxamento das regras pode gerar precedente para outros países em crise, como a Grécia, beneficiária de um programa de resgate semelhante ao de Portugal.

Mas mesmo após o afrouxamento, o ministro das Finanças, Vitor Gaspar, disse que o governo já prepara novas medidas de austeridade para o ano que vem.

Segundo Gaspar, o novo deficit foi acordado com a "troica" de credores (FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu).

Na vizinha Espanha, milhares de pessoas saíram por Barcelona ontem, Dia da Catalunha, para protestar pela independência da região e contra a política econômica do governo central.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.