São Paulo, quarta-feira, 03 de agosto de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Anvisa proíbe substância que faz "droga disfarçada"

A Anvisa proibiu no Brasil a mefedrona, um estimulante sintético que é usado na criação do que é conhecido como "drogas disfarçadas".
Juntando essa substância com os ingredientes certos, é possível criar drogas artificias com os mesmos efeitos da maconha e da cocaína, por exemplo. Mas com um diferencial: muitas são vendidas legalmente.
Elas aparecem, por exemplo, como incenso (maconha artificial) e sais de banho (cocaína ou ecstasy).
Entre os efeitos da mefedrona estão palpitação, insônia, ansiedade e danos ao sistema nervoso central.
"A mefedrona usa como base a efedrina, um medicamento comum. A partir da efedrina é possível fazer várias reações. É como um brinquedinho. O sujeito vai colocando uma cadeia de carbono aqui, um átomo de flúor ali... E vão sendo criados entorpecentes novos", diz Rafael Lanaro, do Centro de Controle de Intoxicações do HC da Unicamp.
No Brasil, é possível comprar o produto pela internet.
Apesar da proibição, coibir a venda e o uso dessas substâncias deve ser complicado. "Elas são mais difíceis de apreender", afirma Lanaro.
Saúde C10


Próximo Texto: Rápidas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.