São Paulo, domingo, 08 de março de 2009


Com recorde de temperatura em meses de março desde 1943, SP tem onda de calor

Imagem da semana
Moacyr Lopes Junior - 5.mar.09/Folha Imagem
Mulher em brinquedo de parque aquático no interior de SP na quinta, quando capital teve 33,1°

RICARDO GALLO
DA REDAÇÃO

Os ventiladores esgotaram-se nas lojas, os paletós deram lugar a camisas de manga curta, as piscinas ficaram cheias e o consumo de água aumentou -a semana que passou foi a mais quente do ano em São Paulo.
A temperatura máxima esteve acima de 30C todos os dias -no domingo passado, chegou a 34,1C, recorde no mês de março desde 1943. Historicamente, a média das máximas no mês é de 27C.
Tanto calor foi causado por uma espécie de "tampão atmosférico". Insuficientes para provocar chuva, as nuvens funcionaram como uma estufa.
Em razão do sol, a Secretaria de Estado da Educação orientou professores de educação física a substituírem esportes em quadras por atividades em sala.
Anteontem à tarde, uma tempestade aplacou o calor. Mas derrubou árvores, deixou ruas alagadas e fez a cidade ter o pior congestionamento de 2009: 188 km, às 19h30. Horas antes, um grupo de biquíni e sunga havia espalhado esteiras e cadeiras na avenida Paulista para simular um dia na praia.
Embora mais ameno, o calor prossegue nos próximos dias.


Próximo Texto: Manchetes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.