São Paulo, quarta-feira, 09 de março de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pesquisa da USP mostra como cigarro causa artrite

Pesquisa realizada na USP identificou o mecanismo pelo qual o consumo de cigarro provoca artrite.
Já se sabia que quem fuma e tem predisposição genética pode sofrer dessa doença, que provoca dores e rigidez nas mãos e nos pés. Mas a dissertação de mestrado de Jhimmy Talbolt, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, revelou que hidrocarbonetos da fumaça do cigarro orientam o próprio sistema imunológico da pessoa a destruir suas articulações.
Para o professor de reumatologia Paulo Louzada Junior, orientador de Talbolt, o resultado da pesquisa pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de uma droga que reduza os sintomas da doença com mais eficiência.
Segundo o reumatologista José Goldemberg, da Unicamp, a conclusão do estudo possibilita tratar a doença com conhecimento científico, sem "achismo".
Financiada pelo CNPq e pela Fapesp, a pesquisa acompanhou 138 pacientes com artrite reumatoide -metade deles fumante- e um grupo de controle com 129 pessoas sadias.
Saúde C10


Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.