São Paulo, terça-feira, 09 de agosto de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo e Rio terão mais chuvas, diz estudo

O número de tempestades no Rio e em São Paulo vai triplicar nos próximos 60 anos.
A previsão é de um estudo do do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) feito em parceria com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço).
Segundo a pesquisa, o aumento da quantidade de tempestades será o efeito do aumento que ocorreu na temperatura das águas do oceano Atlântico nas últimas seis décadas -de 0,6º C. No mesmo período, a temperatura do planeta subiu 0,8º C. Quanto mais quente a água, mais rápida a evaporação e a consequente formação de nuvens.
Se mantido esse ritmo de aquecimento, choverá três vezes mais nas cidades litorâneas e duas vezes mais nas cidades afastadas da costa.
Segundo um dos coordenadores do Inpe, é impossível reverter a situação no curto prazo, pois para isso é preciso diminuir a emissão dos gases do efeito estufa.
Ciência C11


Próximo Texto: +Colunas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.