São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Homem desceu da árvore antes do que se pensava

Descoberta publicada na revista científica "Science" mostra que os seres humanos desceram das árvores antes do que se pensava.
Isso porque os cientistas encontraram fósseis de um pé de 3,2 milhões de anos que indica que o Australopithecus afarensis, ancestral do ser humano, vagou pela África caminhando, e não se pendurando.
O osso era perfeito para impulsionar um corpo ereto para a frente e para absorver os impactos de ser um bípede -muito maiores do que quando se é quadrúpede. Além disso, os macacos que vivem em árvore têm dedos grandes e flexíveis que permitem se agarrar às árvores, atributos que não estão presentes no Australopithecus.
Até agora, havia dúvida sobre a capacidade dos Australopithecus de andar como humanos. Cravava-se isso apenas para hominídeos posteriores, como o Homo erectus, que viveu há 1,5 milhão de anos atrás e não ganhou esse nome de graça.
Ciência C9

Próximo Texto: 5 minutos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.