São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2008


Kassab começa o 2º turno 17 pontos à frente

DA REDAÇÃO

O prefeito Gilberto Kassab, do DEM, iniciou o segundo turno paulistano com vantagem de 17 pontos percentuais sobre a candidata do PT, Marta Suplicy, segundo pesquisa do Datafolha na última semana.
Ele conta com 54% das intenções de voto. Ela tem 37%.
Marta tem duas semanas para tentar reverter essa desvantagem -o segundo turno está marcado para o dia 26.
Sua primeira chance será no debate desta noite, na TV Bandeirantes (20h50). Também hoje tem início a propaganda eleitoral gratuita em São Paulo.
Kassab chegou na frente no primeiro turno, no domingo passado. Teve 33,6% dos votos, contra 32,8% de Marta. O tucano Geraldo Alckmin, que liderava as primeiras pesquisas, terminou com 22,5%.
Outras 28 cidades além de São Paulo também terão segundo turno, dez delas capitais.
No Rio, a disputa final começou em empate técnico. Segundo o Datafolha, Fernando Gabeira (PV) tem 43%, contra 41% de Eduardo Paes (PMDB).
Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre também estão entre os principais focos de atenção nestas semanas.
Em Minas, Márcio Lacerda (PSB) perdeu força na reta final, não conseguiu vencer no primeiro turno e fará o duelo final com Leonardo Quintão (PMDB). Na Bahia, ACM Neto (DEM) ficou fora da disputa. Vai apoiar João Henrique (PMDB) contra Walter Pinheiro (PT). No Sul, quem sobrou foi Manuela D'Ávila (PC do B), batida por Maria do Rosário (PT). Ela enfrentará o atual prefeito, José Fogaça (PMDB).
O primeiro turno teve o mais alto índice de reeleição já registrado: 67%. Nas capitais, 20 prefeitos tentaram novo mandato -13 já venceram e os demais estão no segundo turno.
O PT foi o partido que conseguiu maior crescimento no número de prefeituras na eleição do domingo passado. Assegurou o controle de 548 municípios, 157 a mais do que comanda hoje. O PMDB continua sendo o partido com mais prefeituras pelo país: teve 1.194 vitórias.


Próximo Texto: Fotos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.