São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA pediram a cabeça de general do Brasil no Haiti

Despachos diplomáticos vazados pelo WikiLeaks revelam que os EUA pediram ao governo brasileiro, em 2005, a substituição do general brasileiro Augusto Heleno Ribeiro Pereira do comando militar da Minustah, a missão da ONU no Haiti.
O pedido era parte de uma tentativa americana de pressionar o Brasil para aumentar a violência contra rebeldes e gangues haitianas.
Em um dos textos, o então embaixador dos EUA no Brasil John Danilovich justifica a pressão falando na expansão das ações de gangues.
"Surgiu um novo líder de gangues. Daí a impaciência e o apelo da embaixada americana e outras por "operações robustas'", disse à Folha Heleno, hoje no Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército. Ele disse ter recebido apoio incondicional do Itamaraty, do Ministério da Defesa e do Exército.
Mundo A11


Texto Anterior: A gata da raquete
Próximo Texto: +Colunas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.