São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Humilhações afetam mais alunos de 5ª e 6ª séries

Chamadas de "bullying", as humilhações e ofensas entre crianças e adolescentes nas escolas afetam principalmente estudantes de quinta e sexta séries no Brasil -59% dos que disseram ter sido vítimas de "bullying" estão nessa faixa escolar. Os dados compõem pesquisa feita no ano passado com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares.
No geral, pelo menos 17% das crianças entrevistadas estão envolvidas com o problema -seja intimidando alguém, sendo intimidadas ou os dois.
O fenômeno, segundo os pesquisadores, pode se manifestar por xingamentos, agressões, risadas e ameaças. As ofensas geralmente envolvem preconceito por características físicas.
No mundo virtual, onde as humilhações podem ser anônimas, a situação é ainda pior: o número de envolvidos com o "bullying" sobe para 31%, sendo que 17% foram vítimas.
A forma mais comum de agressão cibernética é o envio de e-mails ofensivos. Depois, vem a difamação em sites de relacionamento, como o Orkut. Cotidiano C8


Texto Anterior: Perfeccionista
Próximo Texto: Rápidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.