São Paulo, sábado, 15 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crescimento causa entrada recorde de trabalhadores estrangeiros no país

Um levantamento do Ministério do Trabalho mostra que, entre janeiro e março deste ano, 11.530 estrangeiros receberam autorização para exercer suas atividades no país. Um dos motivos para a alta é o crescimento econômico brasileiro.
O número de vistos de trabalho neste ano é 16% superior ao do igual período de 2009 -auge da crise no mercado de trabalho brasileiro devido aos abalos na economia mundial.
A expectativa do governo brasileiro é que o ritmo de ingresso de estrangeiros no país se mantenha neste patamar até dezembro. Isso faria de 2010 um ano recordista.
Ao longo de 2009, 42.914 trabalhadores de fora migraram, temporária ou permanentemente, para o Brasil. Esse volume representou uma queda na comparação com 2008, quando houve registro de 43.993 vistos de trabalho concedidos. O motivo da redução foi a crise econômica global.
O outro fator que impulsionou a imigração de trabalhadores para o Brasil foi o surgimento do turismo marítimo em águas nacionais.
A maior parte dos cruzeiros que chegam ao Brasil permanece na costa por até quatro meses, e as tripulações em média ultrapassam mil pessoas.
De acordo com informações do Ministério do Trabalho, tanto as tripulações de plataformas/embarcações petrolíferas quanto as que atuam no turismo são caracterizadas pelo predomínio de filipinos.
O levantamento da pasta ainda revela que o grau de escolaridade dessa mão de obra estrangeira é elevado. Especial B7


Texto Anterior: Cannes
Próximo Texto: Rápidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.