São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Usina de Belo Monte viabiliza hidrovia no Xingu

A construção da Usina de Belo Monte, no Estado do Pará, pode viabilizar a expansão da hidrovia do baixo para o médio Xingu.
O lago da usina criará um desvio do maior obstáculo para a navegação na região, os cem quilômetros de rio com leito rochoso chamado de "os pedrais".
A formação do reservatório dentro da Volta Grande do Xingu, onde hoje existem só propriedades rurais, permitirá a navegação. Embora viável, a discussão do tema ainda não apareceu.
A expansão da hidrovia do Xingu pode conectar a região centro-norte de Mato Grosso a uma nova opção de escoamento agrícola.
Boa parte da safra de um dos maiores Estados produtores do país sai por caminhões para Santos (São Paulo) e para Paranaguá (Paraná).
A Nesa (Norte Energia S.A.), responsável por Belo Monte, refuta a ideia da hidrovia devido aos obstáculos, mas o Ministério dos Transportes diz que o rio Xingu integrará o Plano Hidroviário Estratégico do governo.
Mercado B4


Próximo Texto: Rápidas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.