São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cúpula China-EUA começa com arestas

Foi num momento de crescente fricção entre Washington e Pequim que o presidente chinês, Hu Jintao, chegou ontem aos Estados Unidos para visita de quatro dias, na qual serão discutidos tópicos econômicos e de segurança global.
Em contraste com a recepção um tanto fria que o presidente Barack Obama recebeu na China, os Estados Unidos prepararam um aparato grandioso para Hu, com honrarias como dois jantares na Casa Branca -um mais íntimo, na noite de ontem, e um oficial, de gala, hoje-, um almoço, encontros com líderes empresariais e congressistas e uma entrevista conjunta.
Será bem diferente da última visita do mandatário chinês, que teve o desejo de um jantar oficial na Casa Branca frustrado no governo George W. Bush (2001-2009).
A dramaticidade da recepção americana não ameniza, porém, o discurso sobre as diferenças com Pequim no que deverá ser o mais importante encontro bilateral em décadas.
Mundo A13


Próximo Texto: Rápidas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.