São Paulo, sábado, 24 de julho de 2010

Próximo Texto | Índice

Kirchner vai mediar crise entre Venezuela e Colômbia

FLÁVIA MARREIRO
ENVIADA ESPECIAL A SANTA MARTA E PALOMINO (COLÔMBIA)

Néstor Kirchner, ex-presidente da Argentina e secretário-geral da Unasul (União de Nações Sul Americanas), irá se encontrar separadamente com os mandatários de Colômbia e Venezuela para tentar acalmar os ânimos da crise bilateral.
As reuniões com o Hugo Chávez, em 5 de agosto, e com Álvaro Uribe, no dia seguinte, foram confirmadas pela Télam, a agência de notícias estatal argentina.
O marido da presidente argentina, Cristina Kirchner, também se reunirá com Juan Manuel Santos, após sua cerimônia de posse como presidente da Colômbia no próximo dia 7.
A movimentação de Kirchner faz parte da pressão capitaneada pelo Brasil e pelo Equador, presidente rotativo da Unasul, para que a instância tenha papel ativo no conflito entre Bogotá e Caracas.
Como a Folha informou ontem, o Brasil teme que, no âmbito da OEA (Organização dos Estados Americanos), os Estados Unidos desequilibrem a discussão a favor de Bogotá.
O presidente Lula, que telefonou para Chávez anteontem, irá tratar do tema na visita trimestral à Venezuela no dia 6. Mundo A18


Próximo Texto: +Colunas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.