São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

O diagnóstico é simples, Olimpíada não é Pan

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A PEQUIM

Ricardo Winicki, 28, é bicampeão pan-americano de vela.
No Rio-2007, passeou. Antes de a competição começar, avisou que venceria. Cumpriu a promessa sem problemas, dominando as regatas, controlando seus adversários, pendurando o ouro no pescoço.
É o mesmo Winicki, ou Bimba, que na quarta-feira encerrou sua participação nos Jogos com uma quinta colocação.
E que talvez por estar em Qingdao, a 830 km de Pequim e da influência do Comitê Olímpico Brasileiro, saiu com a seguinte declaração: "Não se pode analisar com base nos Pan-Americanos. Já ganhei dois Pans, é outra realidade. Isso vale para todos os esportes."
Diagnóstico direto, duro e cru que o esporte brasileiro recebe a cada quatro anos e que teima em esquecer durante os intervalos, empolgado com resultados em eventos de segundo e terceiro escalões. Como sul-americanos, como meetings esvaziados, como o Pan.
Amnésia de conveniência.
No ciclo cumprido pelo COB desde Winnipeg-99, fatura-se no Pan para se gastar na Olimpíada. Fórmula que conta com dois aliados de primeira hora.
A TV Globo, com seu "Brasil-sil-sil" sempre na agulha, e o governo federal versão Lula, que não titubeia quando o esporte bate à porta -nunca na história deste país tanta verba pública foi colocada no setor.
Mas há o efeito colateral da pujança. A cobrança. Que aconteceu de forma suave na primeira semana e que passou a se concretizar na segunda: em ordem cronológica, fracassaram a ginástica, o hipismo, o salto com vara, o futebol, o vôlei de praia, o salto triplo, a maratona aquática... E o Bimba.
Discrepância entre investimento e resultado que fizeram o presidente do COB literalmente dar as costas a repórteres nos últimos dias. E que poderia complicar a aplicação de sua fórmula no próximo ciclo.
Poderia, mas não vai acontecer. O plano B já estava armado. Há Rio-2016, há uma candidatura olímpica no horizonte.


Texto Anterior: Manchetes
Próximo Texto: Fotos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.