São Paulo, sábado, 27 de novembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Carne do Brasil entra na China via Hong Kong

Apesar das duras barreiras sanitárias, a carne bovina brasileira encontrou em Hong Kong um caminho mais livre -e ilegal- para chegar à China.
Representantes admitem que a carne é repassada ao país, mas que o contrabando não tem participação direta de empresas brasileiras.
Parte dessa carne acaba apreendida pelo país. Em 10 de setembro, autoridades alfandegárias de Guangzhou, a 170 km de Hong Kong, recolheram "milhares" de toneladas de carne vindas do Brasil, da Polônia e dos EUA, informou o site de notícias "China News".
Embora Hong Kong pertença à China, a região tem um regime administrativo diferenciado, resultado do acordo com o Reino Unido para a sua transferência, realizada em 1997.
A China, a maior população do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes, autoriza importações de somente quatro frigoríficos do Brasil -há outros 14 em análise. Até outubro, compraram 1.280 toneladas do produto.
Já Hong Kong, com 7 milhões de habitantes, é o quarto maior comprador de carne bovina brasileira, tendo importado, neste ano, 77,5 mil toneladas.
O Brasil tenta há anos ampliar as vendas de carne bovina, suína e de aves para a China, mas o processo tem sido bastante lento.
Mercado B21


Próximo Texto: Frases do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.