Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cruzeiro chega ao Rio com 86 infectados

Mulher morreu a bordo; Anvisa diz que não há relação com surto de vômito e diarreia

DIANA BRITO
DO RIO

Um surto de gastroenterite atingiu 86 pessoas -79 passageiros e sete tripulantes- de um transatlântico que aportou ontem pela manhã no Rio. Alertada, a Anvisa vistoriou e desinfetou o navio holandês MS Veendam.

A embarcação pode ser multada porque o porto não foi avisado dos problemas a bordo. A gastroenterite é uma infecção que atinge estômago e intestino, causando cólicas, vômitos e diarreia.

Das 86 vítimas, duas ainda apresentavam sintomas ontem. O navio levava 1.258 passageiros e 560 tripulantes.

No domingo, quando o transatlântico vinha de Montevidéu, a passageira norte-americana Doroty Philips, 61, morreu. Segundo a Anvisa, por problemas cardiovasculares, sem relação com o surto. O corpo será periciado. Amostras de alimentos e água também foram coletadas.

Os primeiros casos, dizem passageiros, foram no último dia 6, quando o navio deixou Valparaíso, no Chile. O norte-americano Richard Rezba, 67, contou que sentiu "uma leve dor de barriga". "Fui medicado e agora me sinto bem."

Há três dias, com o aumento nos casos, a limpeza e higiene foram reforçadas. A piscina foi interditada e os passageiros, orientados a lavar as mãos a cada duas horas.

Em março, no Pará, o navio havia já sido vistoriado pela Anvisa por causa de sintomas de diarreia em 54 pessoas.

A embarcação pertence a Holland America Line, que em nota informou que segue normas internacionais de higiene e limpeza. O navio seguiu viagem ontem para Santos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.