Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Outras pontes também têm problemas

REYNALDO TUROLLO JR.
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Outras pontes da marginal Tietê também apresentam problemas, como falta de barreiras de proteção, infiltrações e altura do gabarito (espaço sob a ponte) insuficiente.

A Folha esteve ontem em duas delas -Casa Verde e Freguesia do Ó- acompanhada do engenheiro Julio Timerman, coordenador do Comitê de Pontes da Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural).

Ambas constam do TAC assinado em 2007.

Dentre os pontos destacados por Timerman na ponte da Casa Verde está a ausência de barreira de proteção entre a pista de veículos e o passeio de pedestres e a altura do gabarito muito baixa (4,30 m).

A obra também não tem vedação nas juntas de dilatação e apresenta fissuras no passeio -o que, segundo o engenheiro, facilita a infiltração de água e poluentes. Infiltrações podem causar a corrosão da armadura (aço interno).

"Essa obra necessita de uma intervenção a curto prazo", disse Timerman.

Na da Freguesia, também há infiltrações -menos graves-, várias marcas de batidas causadas por caminhões nas vigas -o que demonstra altura insuficiente- e gradil (guarda-corpo) inadequado.

Na opinião de Timerman, há "uma cultura política" que prefere inaugurar obras em vez de fazer manutenção constante nas que existem. Os técnicos do poder público, "que são competentes", diz ele, acabam reféns dessa política.

A prefeitura disse que essas duas pontes receberão obras.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.