Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Parque da Água Branca terá 38 câmeras

Segundo administrador do local, além da segurança, sistema de monitoramento vai zelar pelos 'bons costumes'

Ibirapuera também terá equipamentos, mas em número menor e apenas nos pontos de acesso, não internamente

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

Após ser alvo de uma reforma polêmica, o parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo, passará a ser monitorado por 38 câmeras a partir do ano que vem.

A medida ocorre mesmo sem registros de casos recentes de furto ou assalto no espaço de 137 mil m² cravado na av. Francisco Matarazzo.

Os equipamentos vão se somar aos 12 postos da guarda terceirizada e as constantes rondas da PM no local.

Segundo o administrador do local, Antônio Teixeira, além de crimes, o sistema pretende evitar, por exemplo, que adultos usem o parquinho e que crianças brinquem nos equipamentos de ginástica voltados para idosos.

Outra preocupação de Teixeira é a questão dos bons costumes. "É um parque de família", diz o administrador.

Além de cenas libidinosas, ele também é contra que as pessoas pessoas se deitem nos bancos para relaxar.

Diferentemente das reformas promovidas no parque no ano passado -elas não tinham autorização dos órgãos do patrimônio e causaram revolta entre frequentadores-, desta vez os avais foram solicitados. Após autorização, terá início a licitação para alugar as 38 câmeras por um preço que deve ficar em torno de R$ 20 mil mensais.

Outro parque que receberá câmeras é o Ibirapuera, na zona sul. Serão 11, apenas nos pontos de acesso, e não internamente. Uma empresa já foi contratada para implantar o sistema, mas, segundo a secretaria do Verde, a instalação ainda não foi concluída.

ILUMINAÇÃO

O parque da Água Branca fica aberto ao público todos os dias, das 6h às 22h.

Recentemente, o local ganhou um novo sistema de iluminação. Segundo o administrador, foram instalados 290 postes. As lâmpadas do entorno do parque foram substituídas por modelos mais potentes, diz Teixeira.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.