Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fuvest tem maior abstenção desde 2002

Faltosos beiraram os 10%, quase 15 mil ausentes; maior índice havia sido no vestibular do ano passado, com 7,79%

Questão de matemática deve ser anulada, afirmam cursinhos; física também teve duas perguntas polêmicas

DE SÃO PAULO

A primeira fase da Fuvest, realizada ontem, teve a maior abstenção desde 2002, quando essa etapa passou a ser realizada em um dia. O índice de ausentes na prova atingiu 9,95%, ou 14.621 candidatos.

A maior marca até então havia sido registrada no ano passado, com 7,79%.

Os mais de 130 mil presentes concorrem a 10.852 vagas nos cursos da USP e 100 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP.

ANULAÇÕES

Além do índice de abstenção, a primeira fase da Fuvest deste ano também foi marcada por questões polêmicas.

De acordo com Anglo, Etapa e Objetivo, a questão 62 de matemática, da prova V, precisa ser anulada.

Para Gregorio Krikorian, do Objetivo, o enunciado da questão 62, de geometria (veja quadro), impede a escolha de uma das alternativas apresentadas ao candidato.

O professor de matemática do Anglo, Glenn van Amson pondera que os alunos devem ter perdido bastante tempo refazendo os cálculos em busca de uma das respostas.

Além dessa, a prova de física teve duas questões que também podem gerar anulação, segundo o professor do Objetivo Ricardo Helou Doca.

A de número 81 exigia que o aluno usasse a fórmula do coeficiente de restituição, porém a que foi apresentada pela Fuvest, diz, estava errada.

Outra questão que gerou polêmica é a 89. A resposta correta apontada pelo gabarito é a alternativa A, mas pode haver outra solução (contemplada pela letra E), se considerado que um dos desenhos pode representar tanto um campo elétrico como um campo magnético.

Para os professores do Objetivo, as provas de história, geografia e inglês foram mais fáceis que no ano passado.

DATAS

Agora, os candidatos devem esperar a convocação para a segunda fase, em 19 de dezembro. Essa etapa ocorre nos dias 8, 9 e 10 de janeiro.

No primeiro dia, alunos fazem prova de português e redação; no segundo, de história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês e interdisciplinares; no último dia, provas dependem da carreira escolhida.

Confira prova e gabarito

folha.com/no1012929

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.