Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Secretário de Educação critica 'caça' a aluno que cabula aulas

Para Alexandre Schneider, combate à evasão não deve usar força

TALITA BEDINELLI
DE SÃO PAULO

A força-tarefa feita pela Prefeitura de São Paulo, Polícia Militar e Conselho Tutelar, que cercou parques no extremo leste da capital para combater a evasão escolar e o uso de drogas por jovens, foi criticada pelo secretário municipal de Educação da capital, Alexandre Schneider.

Ele disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que tomou conhecimento da ação pela reportagem publicada na Folha, no último sábado.

Afirmou ainda não achar esse tipo de abordagem a melhor forma de combater a evasão escolar. Segundo ele, não se pode usar a força para obrigar alunos que matavam aula a voltarem para a escola.

A reportagem publicada pela Folha mostrou que a força-tarefa, formada por cerca de 30 funcionários da Subprefeitura do Itaim Paulista, PMs, guardas-civis e conselheiros tutelares, fechou na última sexta as saídas de dois parques por uma hora.

As entradas só foram liberadas quando todas as crianças e adolescentes foram abordados, revistados e tiveram seus dados anotados pelos conselheiros tutelares.

Os que assumiram que estavam cabulando aulas foram colocados em Kombis e levados para suas escolas.

Jovens foram colocados em filas, com as mãos para trás.

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) afirmou que não conhecia os detalhes da operação e, por isso, não podia se posicionar sobre ela.

ILEGAL

A força-tarefa foi organizada pelo tenente-coronel reformado da PM Sergio Payão, chefe de gabinete da Subprefeitura do Itaim Paulista.

Para Diego Vale de Medeiros, coordenador do núcleo da infância e juventude da Defensoria de SP, a ação é ilegal. O Conselho Tutelar disse que consultou a Vara da Infância e da Juventude.

A Folha não conseguiu falar com o órgão.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.