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Descredenciamento de hospital não é informado por plano, conta leitor

DE SÃO PAULO - O engenheiro José Luiz Sanches Taboada reclama de mudança, sem aviso, feita pela Unimed nos planos de categoria Uniplan Integral.

De acordo com ele, o hospital Santa Catarina foi descredenciado pelo plano. A Unimed informou-lhe que a decisão fora tomada pelo próprio hospital.

O leitor diz ter entrado em contato com a ANS (Agência Nacional de Saúde), que respondeu que as operadoras de planos de saúde só podem descredenciar hospitais em "caráter excepcional" e que, em casos como esse, "é obrigatório substituir o hospital descredenciado por outro equivalente e comunicar a mudança ao consumidor e à ANS" com antecedência.

RESPOSTA A Unimed informa que não encaminhou um comunicado aos beneficiários antes do descredenciamento porque o hospital não formalizou a decisão com antecedência.

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QUEIXA: ESTORNO DEMORADO

Uma passagem para Bariloche foi comprada pela Decolar.com, mas o voo foi cancelado no início de agosto. Desde então, a empresa não devolve o valor pago. Para piorar, o SAC não responde a e-mails e telefonemas.

(RICARDO CAPUTO DE SOUZA)

RESPOSTA DA DECOLAR.COM

Diz que entrou em contato com o cliente e lhe informou sobre o prazo de devolução do valor.

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QUEIXA: VIAGEM MUITO CURTA

Um pacote para o feriado de 15 de novembro foi comprado na CVC, que disse que ele seria "personalizado". A empresa, porém, marcou a ida para Foz do Iguaçu muito tarde e a volta muito cedo, resultando em dois dias perdidos.

(CELSO GUIMA)

RESPOSTA DA CVC

Informa que procurou o cliente e concedeu a ele um desconto em uma próxima viagem.

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QUEIXA: CANCELAMENTO DIFÍCIL

Home theater foi comprado no Groupon, que depois disse que não tinha mais o produto, mas poderia entregar outro. A troca não foi aceita porque o novo produto era menos potente. Agora, o site não cancela a compra.

(PRISCILA DA SILVA)

RESPOSTA DO GROUPON

Informa que pediu o cancelamento do envio do produto e que devolverá o valor pago.

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QUEIXA: MULTA E JUROS INDEVIDOS

Devido à greve dos Correios, a fatura referente a outubro de um cartão de crédito do Itaú foi paga com seis dias de atraso. Por esse curto período, no entanto, o banco cobrou multa e juros no valor de R$ 123,01.

(NILTON BRAGA DA SILVA)

RESPOSTA DO ITAÚ

Diz que, visando à satisfação do cliente, fará o estorno dos encargos na próxima fatura.

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