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Distância entre aviões será reduzida para ampliar voos

Com medida, governo vai aumentar em 47% a capacidade do espaço aéreo

Intervalo entre aviões cairá de 18,5 km para 9,2 km; controladores de voo veem alteração com ressalvas

DE SÃO PAULO

O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) vai aumentar em 47% a capacidade do espaço aéreo nos principais centros de controle do país neste fim de ano.

Para isso, será reduzida a distância entre aviões na aterrissagem de 10 milhas náuticas (18,5 km) para 5 milhas (9,2 km) entre uma e outra.

A medida faz parte de um pacote para este final de ano nos aeroportos do país, anunciado ontem pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias).

A Aeronáutica preconiza como distância segura entre aeronaves de 5,5 km a 11,1 km.

Embora a prática seja comum nos Estados Unidos e na Europa, a redução do intervalo é vista com preocupação pela federação dos controladores de voos.

"O governo investiu em equipamentos, mas é importante saber se há controladores capacitados para esse aumento", disse Moisés Almeida, presidente da entidade.

EXPERIÊNCIA

Segundo ele, a maioria dos controladores de hoje não tem mais de sete anos de experiência na função.

"Houve uma evasão grande de controladores a partir de 2007 [ano seguinte ao acidente em que um avião da Gol caiu após se chocar no ar com um Legacy. No acidente morreram 154 pessoas]".

O professor de engenharia aeronáutica da USP Jorge Medeiros diz que a medida é necessária para melhor aproveitamento dos aeroportos. "No passado, se chegava a 3 milhas (5,5 km) de distância. Eram até 60 movimentos (pousos e decolagens) por hora contra 33, hoje. É viável, desde que o controladores sejam treinados", disse.

Em maio, a Folha revelou que, por iniciativa das empresas aéreas, um comitê da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) propôs aumentar os voos em quatro dos maiores aeroportos brasileiros, sem depender de melhoria de infraestrutura.

Os alvos eram Cumbica (SP), Brasília, Confins (MG) e Viracopos (SP). Todos operam no limite da capacidade.

A proposta inicial era reduzir a distância entre os aviões que aterrissam de cerca de 18,5 km para 10 km.

Ontem, as principais companhias aéreas firmaram o compromisso de reduzir a espera no check-in e pelas bagagens, aumentando as equipes de atendimento em horários de pico.

As empresas terão que evitar overbooking. Uma cartilha com orientações a passageiros será distribuída nos aeroportos do país.

(GIBA BERGAMIM JR. E VANESSA CORREA)

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