Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Das 22 estações meteorológicas de SP, apenas nove funcionam

DE SÃO PAULO

Apenas nove das 22 estações meteorológicas que subsidiam operações de emergência contra enchentes na capital estão funcionando.

Essas estações produzem dados como taxa de precipitação, temperatura, umidade do ar e direção do vento.

As informações vão para o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à prefeitura, e são utilizadas para produzir avisos que orientam bombeiros, Defesa Civil e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

As estações que ainda funcionam estão nas regiões leste (Penha, São Mateus e Itaim Paulista), sul (Cidade Ademar, Parelheiros, Santo Amaro e M'Boi Mirim) e norte (Tremembé e Pirituba).

Segundo Hassan Barakat, coordenador do CGE, há estações que passam por manutenção ou que estão sendo trocadas. "São equipamentos que dependem da importação de uma peça ou outra. Algumas estão sendo substituídas por estarem com a sua vida útil esgotada", afirma.

De acordo com ele, isso não atrapalha a ação do CGE. "A gente consegue contornar perfeitamente." O órgão ainda recebe dados de radares, satélite e de 68 pontos de medição de chuva espalhados pela região metropolitana.

Segundo Barakat, um dos trunfos do CGE é a qualidade do corpo técnico. "Não adianta nada você ter muita informação e não ter gente capacitada para trabalhá-la."

(JBS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.