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Restaurante dá bafômetro a quem comprar bebidas

Médico critica promoção na Vila Madalena; brinde ajuda a conscientizar, diz responsável

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

Compre uma garrafa de vinho ou saquê, ganhe um chaveiro com bafômetro.

Com esse mote, um restaurante de comida japonesa da Vila Madalena (zona oeste) está anunciando a venda de bebidas, tentando atrair clientes e, segundo argumenta, conscientizando sobre a Lei Seca.

O chaveirinho informa quantos miligramas de álcool a pessoa expele por litro de ar. O condutor pode perder a carteira de habilitação quando tem de 0,14 a 0,33 mg/l, e pode responder por crime com detenção a partir de 0,34 mg/l.

Para a promoção, o restaurante Kabuki comprou 2.000 chaveirinhos. Em busca na internet, a Folha achou cerca de 30 modelos, de R$ 14 a R$ 90. A garrafa mais barata de saquê no Kabuki custa R$ 42.

No Brasil, apenas quatro modelos de bafômetros são aprovados pelo Inmetro.

Para o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Mauro Augusto Ribeiro, a promoção estimula o consumo de bebidas.

"E ainda o cliente vai fazer um teste com equipamento não homologado, correndo o risco de dirigir sem condições."

Dany Artel, do Kabuki, diz que a intenção é apenas dar um referencial ao cliente.

"Se todo mundo tiver um bafômetro, vai cair o número de embriagados andando de carro. Persiste o consumo, mas até o limite permitido."

O Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo disse que não há proibição para venda ou distribuição desses bafômetros, mas não existe comprovação de sua eficiência.

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