Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maria Helena Ferreira Machado (1952-2011)

Lena, professora da PUC-Campinas

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Por causa da convivência com arquitetos, muitos pensavam que Maria Helena Ferreira Machado era formada na área. Do fim dos anos 70 até este ano, a paulistana deu aulas de planejamento ambiental para alunos de arquitetura da PUC-Campinas.

Mas Lena, como ficou conhecida, era socióloga desde que se formara em 1975, na USP, em ciências sociais.

Apesar de nascida na capital, passou infância e parte da adolescência em Ribeirão Preto (SP), devido à profissão do pai, um caixeiro viajante.

Voltou a São Paulo para estudar. Terminada a faculdade, começou a trabalhar na Secretaria de Planejamento do Estado. Na PUC-Campinas, foi responsável por criar a disciplina que lecionava.

Sua tese de doutorado, de 2003, trata do movimento ambientalista de Caucaia do Alto, em Cotia, o primeiro a ganhar força após se opor, na década de 70, à construção de um aeroporto metropolitano no local -a obra acabou sendo feita em Guarulhos.

Dar aulas era sua grande paixão -ao lado da dança, como lembra o marido, o jornalista Valdir Zwetsch, editor-chefe do Jornal da Band.

Foi bailarina do grupo do coreógrafo JC Violla. Com o tempo, parou de dançar.

Teve dois filhos: Guilherme, jornalista, e Rodrigo, que trabalha com marketing. Considerava também como seu o filho do casamento anterior de Valdir: Ramiro.

Era rígida com seus princípios e brigava ao ver algo errado, como alguém ocupando vaga de idoso. Tinha gestual forte e a fala rápida.

Deu aulas até descobrir um câncer, em agosto. Morreu em 21 de novembro, aos 59 anos.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.