Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estados Unidos recebem quase um quarto dos emigrantes brasileiros

DO RIO
DE BELO HORIZONTE

Estados Unidos (23,8%), Portugal (13,4%), Espanha (9,4%), Japão (7,4%) e Itália (7%) foram os destinos mais comuns de brasileiros que migraram para o exterior e deixaram família no Brasil.
O tema da migração internacional foi investigado pelo Censo pela primeira vez em 2010. No total, foram identificados 491,6 mil brasileiros vivendo em 193 países.
A maior parte (53,9%) são mulheres e 21,6% viviam em São Paulo antes de deixar o Brasil. Mais da metade (60%) tinha entre 20 e 34 anos em 2010. A pesquisa não identifica o ano da migração.
O IBGE admite, porém, que o número de emigrantes está subestimado -por sua metodologia, o Censo não capta a partida de famílias inteiras, já que, nesses casos, não fica ninguém no domicílio para responder ao questionário.
Ana da Conceição Teixeira, 52, conta os meses que faltam para a volta da filha Ana Paula, 30, dos EUA. Será o quarto e último filho da dona de casa de Sobrália (cidade no leste de Minas com 5.818 habitantes) que retornará do país.
Quatro dos cinco filhos de Ana Teixeira, duas mulheres e dois homens, iniciaram o sonho americano nos anos 2000. Nenhum foi bem-sucedido.
Ana Paula, que deixou o filho de 11 anos com a avó, voltará em 2012, após oito anos. Segundo a avó, o que a filha ganha como faxineira nos EUA dá para se sustentar por lá e ajudar na criação do filho aqui no Brasil.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.