Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sem propaganda, grife americana vira 'uniforme' para adolescentes

Roupas da Abercrombie & Fitch se tornam 'obrigatórias' entre a garotada; camiseta chega a R$189

Psicanalista vê pressão social para ser aceito em grupo: 'A moda muda, mas a moda de ficar na última moda não'

ELIANE TRINDADE
DE SÃO PAULO
Alexandre Rezende/Folhapress
As amigas Júlia Dantas, 10, Fernanda Mattos, 12, Camila de Almeida, 13, Lívia Lopes Ferreira, 13, e Maria Rita Carvalho, 12
As amigas Júlia Dantas, 10, Fernanda Mattos, 12, Camila de Almeida, 13, Lívia Lopes Ferreira, 13, e Maria Rita Carvalho, 12

Não importa se a produção é para o show do Justin Bieber ou para a aula de português. Fernanda Mattos, 12, e amigas elegeram a grife americana Abercrombie & Fitch (A&F) a preferida em todas as ocasiões.
A marca, que não faz propaganda, virou febre. "Todo mundo falava que era legal, comecei a usar também. É moda", diz Fernanda, do 7º ano do Colégio Vera Cruz.
Ela não destoa das colegas. Ao longo da semana, sempre usa uma de suas 15 camisetas ou um moletom. Não desgruda de duas bolsas, uma xadrez e outra com o alce, símbolo da marca. "É uniforme. Todas as minhas amigas usam."
Entra em cena a pressão social para ser igual e aceito pelo grupo. "A moda muda, mas a moda de ficar na última moda não", diz a psicanalista Luciana Saddi.
A onda desembarcou por aqui na mala da garotada que volta de viagem aos EUA.
Visitar a loja da marca também virou mania. Nas férias de junho, a Abercrombie de Santa Mônica, na Califórnia, foi parada obrigatória para o advogado Marco Aurélio Gandolfo, 44, e os filhos Matheus, 9, e Rodrigo, 6. Segundo o pai, valeu a pena. Enquanto paga R$ 250 por um moletom no Brasil, lá encontrou por US$ 40 (R$ 70).
Aluna do Vera Cruz, Isabela Cutrona, 12, diz que elegeu a marca como uniforme escolar. "Na última viagem, comprei 30 peças na liquidação."
Na loja da 5ª Avenida, em Nova York, adolescentes do mundo inteiro formam filas ao redor do quarteirão para serem atendidos em um ambiente de música alta e perfumadíssimo.
"As peças chegam com um cheiro delicioso", diz a professora de inglês Miriam Waismann, 42, que cedeu aos apelos da filha Sofia, 10.

MODISMO
As peças da estação só são encontradas nas lojas dos EUA ou nos sites de compra. A rede Mandi & Co. é licenciada da grife no Brasil, mas vende uma coleção atrás. Em São Paulo, uma camiseta custa entre R$ 149 e R$ 189.
Foi justamente para evitar o desfile de moda e de logomarcas que o Colégio Sidarta, na Granja Viana, voltou atrás da liberação do uso do uniforme às sextas-feiras.
"Era aquela coisa de quem não usa grife ser chamado de cafona ou de ridicularizar quem vinha de uniforme", relata Cláudia Siqueira Silva, diretora pedagógica.
A questão virou sarau promovido por alunos vestidos com etiquetas gigantes. "Foi uma oportunidade para trabalharmos a questão do conforto, do consumo e do corpo."
A cobiçada Abercrombie virou "Abri a Kombi" para a galerinha que resolveu não levar o modismo tão a sério.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.