UOL


São Paulo, terça-feira, 01 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transferência causa mal-estar com ministro

ALESSANDRA KORMANN
DA AGÊNCIA FOLHA

O anúncio da transferência de Beira-Mar para o Piauí e da federalização da Penitenciária Irmão Guido geraram mal-estar entre o governador Wellington Dias (PT) e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
Na tarde de quinta-feira, Dias apareceu nas TVs locais afirmando que o ministro teria dito a ele que o traficante não iria para o Piauí. À noite, o ministro apareceu nos telejornais dizendo que Beira-Mar iria para lá assim que a reforma ficasse pronta.
Na sexta-feira, o Ministério Público Federal protocolou ação civil pública contra o Estado e a União para tentar impedir a federalização da penitenciária.
A repercussão negativa fez o governador mudar o discurso. Na semana passada, Dias disse que, se o Piauí tiver um presídio federal, "nós estamos aptos a cumprir com a nossa missão".
Segundo o secretário da Comunicação do Estado, Oscar de Barros, não houve nenhum acordo para que Beira-Mar fosse para o Piauí em troca da federalização do presídio e de investimentos na segurança pública.
Barros disse que o governador telefonou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para o ministro para esclarecer o assunto. Eles devem se reunir amanhã em Brasília. A assessoria do ministério informou que Bastos não comentaria o mal-estar com o governador.


Texto Anterior: Segurança: Dirceu critica "lengalenga" sobre presos
Próximo Texto: Beira-Mar não é pop star, diz Bastos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.