São Paulo, quarta-feira, 01 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JOÃO BATISTA BORNIA NETO (1949-2009)

Dos moldes de metais às formas de bolo da mulher

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Na quinta-feira, João Batista Bornia Neto saiu de casa para comprar pão sem levar seus documentos. Quando caiu na rua, não conseguiam identificá-lo, até que dois rapazes o reconheceram: era o senhor que entregava bolos.
Desde que a empresa da família passou para outras mãos, Rosely, sua mulher, começou a fazer tortas, bolos e trufas para vender. Quem entregava os doces era João.
A situação o deixava triste, conta ela. Sentia que haviam lhe tirado o emprego e, na idade em que estava, não lhe davam nova oportunidade.
Há mais de 80 anos, nos fundos de casa, o avô de João começou a moldar alças de metal para urnas funerárias. Nascia a metalúrgica Oriente, uma das pioneiras na área, responsável pela fabricação de válvulas de descarga, torneiras e chuveiros, entre outros acessórios para banheiro.
Quando seu avô morreu, seu pai assumiu o controle da empresa. Mas ele era "todo italiano", não deixava os filhos trabalharem na parte administrativa e não falava dos problemas com ninguém.
A metalúrgica -único emprego de João- ia mal e ninguém sabia, diz Rosely. Nos anos 90, uma equipe foi chamada para recuperar os negócios e acabou assumindo a firma em 2003, com a morte de seu pai. Rosely conta que, após enrosco judicial, João ainda era dono de 8%, mas se afastara da metalúrgica, que vivia problemas financeiros.
Na quinta, sofreu um ataque cardíaco na rua e morreu, aos 59, sem realizar seu sonho: ter um Porsche. Deixa três filhos e dois netos. A missa de sétimo dia será sexta, às 19h, na igreja S. Dimas, em SP.

obituario@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: SP registra 8 mortes por febre amarela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.