São Paulo, sexta-feira, 01 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kassab muda cinco subprefeitos para acomodar aliados

Com alterações em Pirituba, Ipiranga, Parelheiros, Butantã e Santo Amaro, prefeito diminui poder de influência do PSDB

Desde o início do segundo mandato, Kassab já substituiu 21 subprefeitos, a maioria herdada do hoje governador Serra, seu antecessor no cargo


CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo anuncia hoje mudanças em cinco subprefeituras: Ipiranga, Pirituba, Parelheiros, Butantã e Santo Amaro. Com as alterações - programadas para o "Diário Oficial" de hoje - chegam a 21 as substituições feitas pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) desde sua eleição.
Boa parte dos substituídos era herança da equipe do ex-prefeito e hoje governador, José Serra (PSDB). Por enquanto, apenas dez das 31 subprefeituras foram preservadas. Há, no entanto, possibilidade de alteração na Subprefeitura da Sé.
A dança das cadeiras traduz o esvaziamento do PSDB na prefeitura, com a acomodação dos novos aliados, como o PMDB.
Pelo menos dois subprefeitos que estão de saída -Geraldo Mantovani (Santo Amaro) e Alexandre Aniz (Ipiranga)- são ligados ao secretário da Coordenação de Subprefeituras, Andrea Matarazzo.
Alvo de rumores de que seria exonerado desde o fim do ano passado, Aniz alegou motivos pessoais para entregar o cargo. Na subprefeitura, Aniz será substituído pelo atual subprefeito de Pirituba, Milton Persoli. Com as bênçãos do PMDB, a tucana Andrea Pesali assumirá a Subprefeitura de Pirituba.
"Ela é minha amiga. Não foi indicada por mim", disse o presidente municipal do PMDB, Bebeto Haddad, apontado como padrinho de Pesali.
Em Santo Amaro, Mantovani dará lugar ao coronel Manoel Antonio Araújo, ex-comandante do Corpo de Bombeiros.
Sem resistir aos ataques do vereador Aurélio Miguel (PR), o subprefeito do Butantã, José Araújo Costa, será substituído pelo o atual subprefeito de Parelheiros, Régis de Oliveira, homem de confiança de Kassab.
Também da chamada turma da Politécnica -uma alusão ao grupo de amigos de Kassab dos tempos de universidade-, o chefe de gabinete de Parelheiros, Carlos Fortner, assumirá a Subprefeitura de Parelheiros.
"São mudanças de rotina. O Aniz entregou o cargo há um mês", disse Kassab. Matarazzo afirmou, em nota, que as mudanças são um "rearranjo administrativo de rotina".


Texto Anterior: Saída para o feriado tem trânsito em SP
Próximo Texto: Novo Fura-Fila: Trem será mais leve e silencioso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.