São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV não exibirá o julgamento de Suzane

Supremo decidiu não mudar a grade de seu canal para transmitir ao vivo o júri, marcado para a próxima segunda-feira

Emissora do Judiciário fará a captação das imagens na parte interna do tribunal, mas passará apenas alguns flashes ao longo da sessão

DA FOLHA ONLINE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu não modificar a grade de seu canal, a TV Justiça, para a transmissão ao vivo do julgamento de Suzane von Richthofen e dos irmãos Daniel e Cristian Cravinhos. Os três confessaram que planejaram e mataram os pais dela, Manfred e Marísia von Richthofen.
O Tribunal de Justiça de São Paulo negociava com a emissora a transmissão do júri, que está marcado para a próxima segunda-feira, no fórum da Barra Funda, na zona oeste da capital.
Segundo o STF, que controla a TV Justiça, o objetivo é não atrapalhar sua programação. A exibição tinha sido acertada entre os advogados dos réus, a Promotoria e a Justiça paulista.
As imagens do julgamento serão captadas pelo canal, mas apenas alguns trechos serão exibidos em flashes ao vivo; o restante será usado em reportagens após o término do júri.
Antes da decisão do STF, o juiz Alberto Anderson Filho havia alegado duas razões para pedir a transmissão: que o julgamento é público e que visava facilitar o acesso de toda a sociedade ao processo. "Não vejo razão para não transmitir."
Ainda haverá uma reunião hoje para definir a utilização do sinal por outras emissoras. Segundo o coordenador do canal, Celso Fontão Júnior, o custo com o satélite para a retransmissão é de R$ 20 mil por dia.
Se a TV Justiça não gerar o sinal, as emissoras abertas só poderão fazer algumas tomadas do julgamento. Segundo o TJ, não existe espaço dentro do Tribunal do Júri para que todas as emissoras transmitam ao vivo simultaneamente.
Apesar da indefinição sobre a possibilidade de retransmissão do sinal da TV Justiça, as emissoras de televisão já estão preparadas para a cobertura do julgamento. A TV Bandeirantes fará plantão 24 horas no fórum da Barra Funda, com conexão para transmissões ao vivo.
O SBT disse que a transmissão dependerá do que acontecer no julgamento, mas que a equipe está preparada para entrar com flashes ou até mudar a grade. A Globo não pretende alterar a programação; a cobertura será feita nos telejornais. Quem quiser assistir ao julgamento no próprio tribunal ainda poderá fazer a inscrição pela internet até o meio-dia de hoje.
Devido à grande procura, o TJ prorrogou as inscrições. O sorteio de 80 vagas será realizado hoje, depois das 13h, pelo juiz que preside o caso. Até ontem à tarde, 4.300 pessoas já haviam feito o cadastro.
Ontem, o STJ determinou que o pedido feito pela defesa dos irmãos Cravinhos, para estender o benefício concedido a Suzane de responder ao processo em prisão domiciliar, tramite em separado do pedido de Suzane. O Ministério Público Federal tem prazo de cinco dias úteis para emitir um parecer sobre o assunto.

NA INTERNET - Inscrições para assistir ao julgamento no fórum da Barra Funda, até as 12h de hoje, em www.tj.sp.gov.br/inscricao/ficha


Texto Anterior: Serviço
Próximo Texto: Segurança: Força Nacional começa a atuar hoje em MS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.