|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
EDUCAÇÃO
Avaliação aponta qualidade baixa do ensino fundamental
LETÍCIA SANDER
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Uma avaliação inédita do
ensino fundamental brasileiro apontou uma ligeira melhora no nível dos estudantes
de 4ª série em língua portuguesa e matemática. Mesmo
assim, os números divulgados ontem pelo MEC (Ministério da Educação) comprovam que o país está longe de
atingir padrões de qualidade.
A pontuação alcançada pelas escolas que participaram
da avaliação, denominada
Prova Brasil, não foi considerada "adequada" em nenhum dos itens avaliados,
conforme escalas já usadas
pelo MEC. Os testes foram
feitos com 3.306.317 estudantes de 4ª e 8ª séries.
O levantamento constatou, por exemplo, que, em
média, os alunos de 4ª série
se atrapalham ao interpretar
textos longos ou com informação científica e não conseguem ler horas em relógios
de ponteiros. Também não
conseguem fazer operações
de multiplicação com números de dois algarismos.
No caso da 8ª série, não entendem a intenção do autor
em histórias em quadrinhos
nem identificam a tese de
textos argumentativos com
linguagem informal. Também não conseguem resolver
problemas matemáticos em
que é preciso fazer cálculo de
conversão de medidas, como
de tempo, de comprimento
ou de capacidade.
Cinqüenta pontos separam o desempenho dos alunos de 4ª e 8ª série. É como
se, hoje, os alunos de 8ª série
tivessem conhecimentos dos
de 4ª série, se comparados
com índices internacionais.
Em São Paulo, os estudantes da 4ª série apresentaram
melhora nas avaliações tanto
de português quanto de matemática, se comparados
com os resultados do Saeb
(Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica),
aplicado em 2003. Mas na 8ª
série os índices apresentaram ligeira queda, de menos
de três pontos, em média.
Participam do Saeb escolas privadas, urbanas e rurais
de todo o país. Já no Prova
Brasil a avaliação é feita por
escolas públicas urbanas
com mais de 30 alunos.
Texto Anterior: Os reajustes Próximo Texto: Polícia: Associação não comenta prisão de delegados Índice
|