São Paulo, domingo, 01 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Exercício físico vence a depressão

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

O exercício físico adequado e continuado, sem exageros, provoca agradável sensação de bem-estar. Este efeito tem sido comparado à ação de medicamentos antidepressivos para os problemas de depressão emocional. O mecanismo desta ação, entretanto, não era conhecido.
Na realidade, permaneceu desconhecido até o dia 15 deste mês, quando a médica Astrid Bjornebekk defendeu e teve aprovada no Departamento de Neurociências do Instituto Karolinska, Suécia, a sua tese de doutorado.
O Instituto Karolinska é responsável pela outorga anual do Prêmio Nobel de fisiologia ou medicina. Em sua pesquisa com ratos, Bjornebekk observou que tanto os exercícios físicos como os medicamentos antidepressivos provocam formação de novas células em uma área cerebral importante para a memória e a aprendizagem (hipocampo).
A autora explica que a diminuição da proliferação de células no hipocampo contribui para a redução desta área cerebral em pacientes deprimidos e que o tratamento antidepressivo tem a capacidade de normalizar esta situação.
Da mesma forma, acrescenta, seus achados sugerem que a atividade física tem o mesmo efeito antidepressivo.
Em resumo, a pesquisa realizada por Astrid Bjornebekk explica como um exercício físico pode ter um efeito antidepressivo na depressão do tipo leve para moderadamente severa, além de mostrar que a atividade física pode potencializar positivamente a ação dos medicamentos antidepressivos.

julio@uol.com.br

VIAGENS
Estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) lembra aos turistas que permanecer sentado e imóvel no lugar por mais de quatro horas gera alto risco de provocar tromboembolismo venoso. As manifestações mais freqüentes são a trombose das veias das pernas e embolia pulmonar.


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Entrevista/Brigadeiro Juniti Saito: Não haverá apagão nas férias, diz comandante da Aeronáutica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.