São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo revela alto interesse dos pais

DA SUCURSAL DO RIO

A pesquisa feita entre as escolas que participam do curso de Gestão para o Sucesso Escolar mostra ainda que os pais não são tão omissos em relação à educação dos filhos como muitos diretores e professores reclamam.
A partir da resposta dos alunos, o estudo indica que 73,6% dos pais costumam perguntar sempre ou quase sempre se os filhos estão indo bem na escola. A porcentagem de familiares que, segundo a resposta dos alunos, nunca ou quase nunca fazem essa pergunta é de apenas 3,2%.
Outro dado que chama a atenção na pesquisa é a razão para o sucesso na escola apontada pelos estudantes. A maioria (57,9%) afirmou que a razão para o sucesso é o próprio esforço. A segunda resposta mais citada (21,2%) foi a ajuda dos professores. Para 15,9%, a razão para o bom desempenho é a facilidade de aprender.
A pesquisa mostra que alunos que disseram ter facilidade para aprender foram os que tiveram melhor desempenho. Indica também que os estudantes que auto-avaliaram sua proficiência na leitura como excelente tiveram as melhores notas.
Para Rose Neubauer, o dado indica que a escola precisa saber trabalhar com a auto-estima do aluno. A imagem do sucesso ou fracasso projetada no estudante é, segundo ela, a principal explicação para alunos negros terem tido, em todas as classes sociais, desempenho inferior ao de brancos.
"É a famosa profecia que se auto-realiza. Se o professor já acha que determinado aluno tem problema de aprendizado, gera uma expectativa de desempenho que a criança percebe", diz Neubauer.


Texto Anterior: Educação: Escola pública boa deve começar em casa
Próximo Texto: Atmosfera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.