São Paulo, terça-feira, 01 de agosto de 2006

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Kassab aumenta verbas para propaganda

Prefeito, que apóia a candidatura de José Serra ao governo de São Paulo, prevê gastar R$ 25,340 milhões com publicidade

Média mensal atual é inferior à da ex-prefeita Marta Suplicy, que gastou cerca de R$ 3 milhões ao mês em quatro anos de mandato


JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), decidiu aumentar a previsão de gastos deste ano com publicidade. Elevou em quase 10% a verba disponível para propaganda.
O valor anual previsto subiu de R$ 23,340 milhões para R$ 25,340 milhões. Em todo o ano passado, a despesa da prefeitura atingiu R$ 22,670 milhões.
Em outubro deste ano haverá eleições. Kassab apóia a candidatura de José Serra (PSDB), de quem era vice-prefeito até março, quando o tucano deixou a prefeitura para disputar o governo do Estado. Os números estão no Sistema de Execução Orçamentária da prefeitura.
O secretário-executivo de Comunicação, Marcus Vinicius Sinval, nega que haja conotação eleitoral no aumento das despesas. Diz que, desde o fim de 2005, ""a prefeitura tem o que mostrar" (leia texto ao lado).
Da verba prevista para propaganda, Kassab já empenhou (autorizou a despesa) neste ano R$ 23,686 milhões para publicidade. E já liquidou (autorizou o pagamento após a realização do serviço) R$ 13,301 milhões.
No ano passado, R$ 15 milhões dos R$ 22,670 milhões gastos com publicidade foram empenhados somente entre novembro e dezembro.

Gestão Marta
Mesmo com o aumento de gastos, a média mensal da gestão Serra/Kassab continua inferior à da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), que desembolsou cerca de R$ 3 milhões ao mês em quatro anos de mandato. Serra/Kassab foram cerca de R$ 1,9 milhão por mês.
No início do ano, a publicidade abordou o mais vistoso programa da prefeitura, o recapeamento de ruas, e a substituição das escolas de lata.
Também tratou do programa Mãe Paulistana, que prevê a entrega gratuita de enxovais e passes às gestantes.
Nas próximas semanas, começará uma campanha para divulgar a recuperação das marginais Pinheiros e Tietê.
Desde abril, segundo a empresa Controle da Concorrência, foram feitas 169 inserções na TV aberta pela prefeitura.
O vereador Paulo Fiorilo (PT), da Comissão de Finanças e Orçamento, afirma que o objetivo de Kassab é ""impulsionar uma candidatura", referindo-se a Serra. ""Não há justificativa para a prefeitura gastar mais."


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