São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Favelas e condomínios de luxo dificultam o trabalho do IBGE

DO RIO

Por falta ou excesso de segurança, os setores que mais preocupam o IBGE são as favelas e os condomínios de luxo. Em ambos os casos, o instituto elaborou estratégias próprias para conseguir garantir o recenseamento.
No caso de favelas ou áreas com altos índices de criminalidade, o IBGE procurou contratar recenseadores das próprias comunidades. Isso facilita também o trabalho de identificação dos domicílios. Em muitas áreas sequer há um endereço formal de correspondência.
A preocupação no caso dos condomínios de luxo é com a restrição à entrada de estranhos. Foi feita uma campanha específica para síndicos, porteiros e administradoras, com explicações a respeito da importância do censo e orientações sobre como fazer a identificação dos pesquisadores.

VIA INTERNET
Todos os recenseadores usarão coletes, bonés e crachás do IBGE. A identidade deles poderá ser confirmada no site www.censo2010.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181.
Nos casos de pessoas que ficam pouco tempo em casa por causa do trabalho, há a opção de combinar com o recenseador um horário à noite ou no fim de semana.
Há também a possibilidade de responder ao questionário pela internet, mas, para isso, é preciso antes receber do recenseador um código para acessar o sistema.


Texto Anterior: Análise: O que perguntar ou não no Censo Demográfico
Próximo Texto: Pedágio aumenta, mas obra na via Dutra não avança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.