São Paulo, Domingo, 01 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carne e leite podem conter resíduos

da Reportagem Local

Além dos vegetais, a carne, o frango e o leite podem apresentar resíduos de agrotóxicos e aditivos químicos, como medicamentos.
Segundo toxicologistas, os principais contaminantes são antibióticos e agentes anabolizantes no caso do frango e da carne, e inseticidas e antibióticos no leite.
Segundo a toxicologista Elisabeth Nascimento, da USP, muitos produtores fazem o uso desse produtos e abatem o animal sem respeitar os prazos de carência para que sejam degradados.
Antibióticos administrados em animais doentes podem acabar no organismo do consumidor. ""O organismo humano pode adquirir resistência ao medicamento", alerta a toxicologista.
O leite pode conter também resíduo de piretróides (inseticidas usados para combater carrapatos e berne no gado).
Segundo os especialistas, os piretróides podem provocar irritabilidade, insônia, garganta seca e quadros gripais. Segundo Elisabeth, ""os piretróides provocam alergia em 10% da população".


Texto Anterior: Selos identificam produtos
Próximo Texto: Psicóloga não aceita comida convencional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.