São Paulo, quinta-feira, 01 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORTINA VERDE

Objetivo é cobrir paredes

São Paulo vai plantar 186 mil trepadeiras

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

Muros, paredes e colunas de viadutos podem mudar de cor em São Paulo: a prefeitura faz hoje um pregão para comprar 186 mil mudas da trepadeira conhecida como unha-de-gato, que terão a função de esverdear a paisagem cinza da capital paulista.
A intenção é dividir as mudas entre as 31 subprefeituras, que escolherão os locais públicos adequados para plantá-las. O objetivo, segundo o secretário das Subprefeituras, Walter Feldman, é deixar a cidade mais verde e coibir a pichação e a colagem de propaganda nesses lugares.
"Em dois anos devemos ter uma "cortina verde" bastante razoável na cidade. Depois, pretendemos colocar também outros tipos de muda", afirmou Feldman.
Segundo ele, a prefeitura quer estimular os moradores a seguir a idéia em locais privados.
O paisagista da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) João Chaddad Júnior, 42, disse que a idéia da prefeitura é positiva. Entretanto, ele afirmou que essa trepadeira precisa de poda quatro vezes ao ano e o custo da manutenção pode ficar alto.
De acordo com ele, existe uma nova variedade do Ficus punila, a "mínima", que não necessitaria dessa manutenção. "Ela tem a folha miudinha, não ia crescer como a outra. A desvantagem é que ainda é mais rara no comércio."
De acordo com o paisagista, as trepadeiras terão de ser irrigadas no início para que se desenvolvam adequadamente.
Feldman disse que haverá irrigação e que os locais escolhidos terão parede mais rugosa, para facilitar a fixação das trepadeiras.
Para os que temem que as plantas atraiam animais, Chaddad explica: "A não ser que sejam colocadas em locais infestados por baratas, escorpiões e aranhas, no geral elas não são atrativas aos animais. A trepadeira tem um leite que é irritante para os bichos, nem o gado a come", disse.
Outra sugestão de Chaddad é o plantio da pimenta-do-reino, que gruda como uma hera e tem efeito semelhante ao dos inseticidas.


Texto Anterior: Patrimônio em risco: Cláusula de 1970 ameaça museu nos Jardins
Próximo Texto: Educação: Especialistas criticam uso de propaganda em uniforme escolar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.